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Caminhões pesados: Uma análise detalhada de Volvo e Scania

Descubra as diferenças entre os caminhões Volvo e Scania e encontre o modelo perfeito para atender às suas necessidades. Este artigo apresenta uma análise detalhada das características e especificações dos caminhões, comparando o desempenho, a segurança, o conforto e a tecnologia de cada montadora
Volvo e Scania são duas das melhores, maiores e mais renomadas fabricantes de caminhões do mundo. Ambas as empresas produzem veículos de alta qualidade, com recursos avançados de segurança e tecnologias inovadoras, mas há diferenças significativas entre os caminhões da Volvo e os caminhões da Scania.
A Volvo é conhecida por produzir caminhões robustos e confiáveis, com uma reputação bem estabelecida em termos de segurança, eficiência e conforto para o motorista. Os caminhões da Volvo têm um design distinto, com linhas curvas e arredondadas, que lhes dão uma aparência moderna e elegante. A empresa também é líder em tecnologias de segurança, incluindo recursos como o sistema de frenagem de emergência automática e o sistema de alerta de mudança de faixa. A marca se destaca por ter uma ampla gama de caminhões, desde caminhões leves para entregas urbanas até caminhões pesados para transporte de longa distância. A empresa também oferece uma grande variedade de recursos para melhorar o conforto do motorista, como bancos com ajuste lombar e sistemas de suspensão que reduzem a vibração e o ruído da cabine.
Por outro lado, a Scania é conhecida por produzir caminhões com um design mais angular e agressivo, que transmitem uma imagem de força e resistência. Os caminhões da Scania são altamente personalizáveis e oferecem muitas opções de configurações, o que permite que os motoristas customizem seus veículos para atender às suas necessidades específicas. A empresa também é conhecida por sua eficiência energética, com tecnologias como o "sistema de gerenciamento de combustível" que ajuda a otimizar o consumo de diesel, fazendo com que sua abordagem seja sustentável e focada em reduzir as emissões de carbono. A empresa oferece várias opções de motores, bem como soluções inovadoras, como o sistema híbrido "plug-in", que combina um motor elétrico com um motor a diesel para reduzir as emissões de CO2.
Em termos de desempenho, os caminhões da marca Volvo e Scania são geralmente considerados igualmente confiáveis e duráveis. Ambos os fabricantes usam tecnologias avançadas para melhorar o desempenho do motor e a eficiência do combustível, e oferecem uma ampla variedade de opções de motorização e transmissão.
MODELOS POR MARCA, APLICAÇÃO E BENEFÍCIOS
Caminhões Volvo:
A marca oferece grande variedade de caminhões que atendem às necessidades de diversos tipos de transporte, desde cargas pesadas até entregas urbanas, desde seu lançamento com os clássicos Volvo N10, N12, NL10, NL12 e NH. Hoje, alguns dos principais modelos da marca incluem:
FH: O Volvo FH é voltado para o transporte de longa distância. Com motorização potente e tecnologias avançadas de segurança, o Volvo FH é um dos modelos mais populares da Volvo no Brasil. Possui 3 opções de cabines: Cabine Leito, Cabine Globetrotter e Cabine Globetrotter XL.
FM: O Volvo FM é um caminhão versátil que pode ser usado em diversas aplicações, como transporte de carga em geral, distribuição urbana e construção. Possui um design moderno e conforto interno superior, o FM é uma ótima escolha para quem busca eficiência e produtividade. Possui 2 opções de cabines: Cabine Leito e Cabine Leito Teto Alto.
FMX: O Volvo FMX é um caminhão fora de estrada e com construção robusta, próprio para desafios que exigem maior capacidade de carga, força e precisão, além de tecnologia e conectividade avançada. Possui opções de cabines Estendida, Leito e Leito Teto Alto. Ainda na família FMX, existe o FMX Max, que se destaca por sua maior capacidade de carga, nova suspensão e eixos traseiros atualizados.
VM: O Volvo VM é um modelo semipesado de fácil adaptação, perfeito para o trânsito intenso de grandes metrópoles e para distribuir mercadorias compactas. É um dos modelos favoritos no Brasil fora da linha pesada. Há várias aplicações do Volvo VM, a principal delas são: VM distribuição, VM Vocacional, VM Rodoviário, VM Mixer, VM City, VM Canavieiro e VM Florestal.
VMX: O Volvo VMX é uma reinvenção do modelo VM, próprio para aplicações que exigem equipamentos diferenciados e customizados, sem deixar de lado a proteção extra em sua estrutura e acabamentos. O VMX é focado em aplicações de caminhões de serviço, como bombeiro, comboio de lubrificação, combustível, pipa, oficina, carga geral com guindaste, caçamba basculante, espalhador de calcário, dentre outras opções. Além disso, o VMX já vem com uma série de controle de emissão de poluentes, onde um dos seus destaques é a inclusão do novo motor Volvo com Sistema Euro 6. Existe também a versão VMX Max, um modelo fora de estrada que possui maior capacidade de carga, suspensão elevada e itens de proteção opcionais.
Caminhões Scania:
A Scania tem uma linha de caminhões ideais para enfrentar as condições mais adversas do transporte brasileiro. A montadora estreou no Brasil com modelos de entrada e idênticos aos caminhões da matriz sueca, mas fez história com a Série 3 e a Série 4 de caminhões pesados e fixou seu nome no mercado nacional com as Linhas P, G e R da Série 5, fabricados entre 2008 e 2018.
Em 2019, a Scania estreou a sua “próxima geração” de caminhões pesados com as Séries P, G, R e S, apelidadas de NTG (Next Gen), e repleta de inovações nas partes internas e externas da família. As principais características dessa nova geração são:
Série P (NTG): A Série P da Scania é ideal para a maioria das aplicações de distribuição e de construção. A série P conta com um degrau baixo que facilita a entrada e a saída da cabine e, assim, é adequada para aplicações de transporte com várias paradas. A Série P também oferece cabines duplas especiais com várias opções para se adaptar as diferentes áreas e aplicações. A cabina P é encontrada em cinco comprimentos e 3 alturas de teto diferentes.
Série G (NTG): A série G da Scania é concebida para operações de transporte de longa distância, distribuição e construção, sem tantas variações de cabine, mas com diversas opções de customizações.
Série R (NTG): A Série R está disponível como cabine leito com três alturas de teto diferentes e uma cabine sem leito com duas alturas diferentes. Oferece bastante espaço para o motorista, o que torna a condução muito confortável. E também possui amplo espaço para armazenamento de objetos e instalação de equipamento extra na cabine. A Série R é otimizada para rodoviários e outros rodoviários com poucas paradas. A cabine R é muito espaçosa e com boas opções de porta-objetos e um assoalho que proporciona ao motorista total liberdade de movimentos. É fácil entrar e sair, graças aos degraus de entrada largos e práticos. Tudo na Série R da Scania é projetado para a vida na estrada!
Série S (NTG): A Série S é uma cabine leito com duas alturas de teto diferentes e assoalho plano, que possibilita boa liberdade de movimentos em seu interior. Isso resulta em uma altura máxima em pé de mais de 2 metros do assoalho ao teto. Ela pode ser combinada com duas camas ou com porta-objetos na parede traseira. A série S é ideal para rodoviários com poucas paradas e um ou mais motoristas, quando existem altas exigências sobre conforto, tanto para condução quanto para acomodação. Segurança e visibilidade também são os alicerces do projeto da cabine S. A Série S conta com 2 opções de cabine: o S-sleeper Normal, com altura de 3.690mm, leito inferior de 800 a 1.000mm e leito superior de 600mm, e o S-sleeper Perfil Alto, com altura de 3.950mm, leito inferior de 800 a 1.000mm e leito superior de 700 a 800mm.
XT: A Linha de Caminhões XT é própria para suportar ambientes e condições fora de estrada, onde o terreno e a aplicação requerem maior resistência, força e robustez, sem deixar de lado a produtividade da operação. O XT pode ser aplicado em toda a linha de cabines das séries P, G, R e S (NTG) e na programação de motores. Como todo veículo Scania, o XT faz uso da flexibilidade do seu reconhecido sistema modular, permitindo criar soluções para atender às necessidades individuais de cada cliente. Segundo a própria Scania, a Linha XT está sempre definindo padrões, nunca sendo definidos por eles.
Essas são apenas algumas das linhas de modelos de caminhões Volvo e Scania. Tanto uma marca, como a outra, entregam veículos de alta qualidade e renome mundial. A escolha entre eles dependerá principalmente das preferências individuais do motorista em relação ao design, personalização, recursos de segurança e eficiência energética.
Esse texto foi escrito por Redatores da Truck Eixo®, utilizando fontes confiáveis da Volvo e Scania, e é constantemente verificado pela Plagium™.