Digite seu melhor e-mail e se torne exclusivo!
Quantos Eixos tem um caminhão e por que o caminhão levanta o eixo?

Descubra a quantidade e a importância do eixo nos caminhões e, ainda, saiba o motivo de se levantar um ou mais eixos.
Dúvidas que costumam ser cercadas de informações descontextualizadas e que são muito importantes, precisam ser esclarecidas aos caminhoneiros independentes, com objetividade e clareza. Pensando nisso, a Truck Eixo criou esse conteúdo para sanar todas as dúvidas que envolvem o assunto.
EIXO DO CAMINHÃO:
Para começar, recomendamos a leitura do publicação intitulada "O que é caminhão trucado, o famoso caminhão truck?", para dar base as informações a seguir.
O eixo é a parte onde as rodas são instaladas em um caminhão ou na carreta. Além disso, é responsável por equilibrar o caminhão, com a conexão do pneu de um lado com o outro. Essa é uma forma simples de explicar o eixo. O mercado brasileiro de transporte rodoviário é cheio de necessidades específicas que, por muitas vezes, acabam fugindo das convenções padrões. Mas, basicamente, os eixos são esses:
Eixo Simples com Rodagem Simples: São eixos únicos, indicados para caminhões que transportam cargas leves e que circulam por diversos tipos de rua, tanto na cidade, como em rodovias, mas com capacidade de percorrer curtas distâncias e cargas de até 6 toneladas.
Eixo Simples com Rodagem Dupla: Esses caminhões possuem dois pneus em cada ponta do eixo, ampliando sua capacidade de carga para até 10 toneladas. Por terem uma capacidade de carga maior, os caminhões com Eixo Simples e Rodagem Dupla, podem ter baús mais altos.
- Eixo Duplo Tandem: Nessa configuração, os caminhões possuem dois eixos e dois pneus em cada lado e sem espaçamento entre um eixo e outro e podem carregar até 13,5 toneladas.
- Eixo Duplo Não em Tandem: Já nesses tipos de caminhões, as rodas são duplas em cada eixo, com grande espaçamento entre os eixos.
- Eixo Triplo: Reforçado e com alta capacidade, esse tipo de caminhão possui três eixos e dois pneus em cada extremidade e pode levar cargas de até 30 toneladas.
Como dito anteriormente, pode haver casos que haja modificações na capacidade, na configuração e na nomenclatura utilizada. As montadoras de caminhões tem nichos divididos por linhas para diversos segmentos. No caso de caminhões para carga pesada, com grande potência de motor, focados em longas distâncias e com melhor custo-benefício, recomendamos os caminhões das marcas Volvo e Scania. Ambos, referências de qualidade no Brasil e na Europa. Clicando nesse link, você pode ver as opções de caminhões da Volvo. Já nesse outro link, você tem acesso aos variados modelos de caminhões da Scania.
Você pode conferir, também, o documento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, o DNIT, com o Quadro de Fabricantes, Tipos de Caminhões, Pesos e demais informações. Basta clicar aqui para visualizar e baixar.
LEVANTAMENTO DO EIXO:
O eixo suspenso no caminhão é uma curiosidade para muitas pessoas que observam esses veículos com rodas levantadas e não entendem o motivo. Inclusive, alguns acham até que as rodas são menores, claramente um engano por parte desses. Mesmo que, em alguns casos, as rodas dianteiras possam ter algumas pequenas diferenças, para facilitar o direcionamento do caminhão, em regra, as rodas possuem o mesmo tamanho em todos os eixos.
Focando na questão do eixo levantado, o principal motivo é o econômico. Os caminhões que andam com algum eixo suspenso, é porque está carregando pouca ou nenhuma carga e, portanto, não precisa utilizar o desempenho total que os eixos proporcionam quando estão em contato com a pista.
Fazendo isso, é possível economizar os pneus, terceiro maior custo de um caminhão, segundo especialistas da área, ajuda a diminuir o gasto de combustível, pois, quanto menos rodas no chão, mais fácil se torna a aceleração e, em alguns trechos, paga uma tarifa menor de pedágio, pois se entende que os eixos levantados gastam menos asfalto. Mas vale destacar que muitos acidentes acabam ocorrendo por conta do uso incorreto dessa função, onde alguns caminhoneiros, para pagar menos, levanta o eixo próximo do pelágio e sobrecarrega toda a distribuição de peso da carga, danificando, posteriormente, peças do caminhão ou da carreta, contribuindo com ocorrências diversas, incutindo, acidentes.
Para levantar e abaixar um ou mais eixos do caminhão, ou da carreta, os veículos contam com dispositivos para fazer essa operação, o chamado Kit Suspensor, facilitando a vida do caminhoneiro e o desempenho geral dos equipamentos. E tudo isso faz parte do incrível mundo dos caminhões que parecem simples por fora, mas é cheio de detalhes por dentro!
Esse texto foi escrito por Redatores da Truck Eixo® e é constantemente verificado pela Plagium™.